SAIBA COMO PROTEGER O SEU PET DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO NO RÉVEILLON

Anúncios

A proximidade das festas de Ano-Novo causa apreensão em quem tem animais de estimação, mesmo que a queima de fogos de artifício barulhentos seja proibido em alguns estados brasileiros, a prática ainda é comum em todo o Brasil. Com os ouvidos mais sensíveis, os animais podem entrar em pânico quando têm início as comemorações de Réveillon. Os fogos não assustam apenas os animais. O som também prejudica os idosos, as crianças e os autistas. 

No caso dos bichos, a dor no ouvido aliada ao medo do desconhecido pode fazer com que muitos animais tentem fugir de casa ou procurem se esconder – o que muitas vezes pode resultar em acidentes. São comuns histórias de animais, principalmente, cães, que se machucam, fogem de casa e até morrem porque se assustam com os fogos nesta época do ano.  

Anúncios

Confira as orientações dos protetores.

  • Não deixe o animal sozinho. Quem mora em casa, deve ficar atento aos portões e muros, pois a tendência é que o animal tente fugir para longe do barulho. No caso dos apartamentos, a atenção deve ser direcionada para a varanda e janelas, onde há risco de queda na tentativa de fuga.
  • Coloque chumaços de algodão grandes nas orelhas do animal. Isso pode ajudá-lo a ouvir menos o barulho dos fogos.
  • Jamais medique seu pet. Apenas um veterinário pode fazer isso.
  • Todos os animais, inclusive os que ficam em canis e os de porte grande, se possível, devem ser levados para dentro de casa e mantidos sem correntes ou coleiras. No desespero em fugir do barulho que, para eles, é ensurdecedor, muitos podem se ferir.
Anúncios
  • Mantenha a calma. O comportamento alterado pode gerar tensão para o animal. Pegar o animal no colo e tentar acalmá-lo pode, inclusive, intensificar o medo.
  • Evite colocar muitos animais no mesmo ambiente, eles podem brigar ou até se matarem na hora do desespero.
  • Não dê muitos alimentos neste dia, pois o medo pode gerar torção gástrica, que pode matar.
  • Escolha um cômodo que possa servir de abrigo para o bicho e que tenha pouca interferência de barulho externo. É bom ligar a TV ou o rádio para amenizar o som dos fogos.
  • No caso dos gatos, a dica é deixar armários com as portas abertas para que eles possam se esconder. Cães costumam ficar embaixo de camas ou móveis que lhes garantam segurança.
  • Não tente tirá-los do local escolhido: permita que eles encontrem um local onde se sintam protegidos (embaixo da cama, dentro do armário, no meio das almofadas do sofá, dentro do box do banheiro, etc).
Anúncios
  • Para quem tem aves com autorização dos órgãos ambientais, cubra gaiolas dos pássaros com um cobertor grosso: eles também ficam apavorados com o barulho.
%d blogueiros gostam disto: