VEJA COMO REAPROVEITAR A BORRA DO CAFÉ

Anúncios

Preparado a partir dos grãos torrados (da semente do fruto do cafeeiro – um arbusto), o famoso café é a bebida mais consumida do planeta.  

No Brasil o cafezinho quente e fresco, seja pela manhã ou em qualquer hora do dia, é irrecusável.  

Os sabores do café variam de acordo com a origem dos grãos, a variedade, como é cultivado, o pós-colheita, a torra, a moagem, entre outros fatores. Atualmente, mais de 40 países realizam o cultivo do café e o Brasil é o maior produtor do mundo de café arábica.

Mas e a borra que fica do processo de preparação, o que você faz com ela? Acredite, aquele pó úmido é um “santo remédio” para várias ocasiões da vida, sabia?

Anúncios
FERTILIZAR PLANTAS

Para dar aquela “forcinha” natural para suas plantas, use borra de café. Você só precisa misturar a borra à terra a cada 4 ou 5 meses. Isso é suficiente para que a mistura, rica em nitrogênio, proteja as raízes contra os fungos.

PARA TIRAR O MAU CHEIRO DA GELADEIRA

Sabe aquele odor desagradável que muitas vezes fica impregnado na geladeira? Basta um pouco de borra de café para removê-lo. É só deixar um sachê, gaze ou recipiente com ele dentro do eletrodoméstico e em pouco tempo você se livrará do mau cheiro.

COMBATER A DENGUE

A borra de café também pode funcionar como um repelente natural contra mosquitos, principalmente os transmissores de doenças como dengue, zika e chikinguya. Para usá-lo, é só espalhar em lugares em que o mosquito pode se reproduzir, como vasos de planta.

Anúncios
COMBATER CHULÉ EM SAPATOS

E, se dá para tirar odores ruins de geladeiras, ralos e assim por diante, borra de café também consegue combater o mal cheiro de chulé em sapatos. Para isso, use uma meia velha e faça uma espécie de sachê com ela, para colocar a borra de café seca. 

Assim que for fechada com um nó, coloque a meia dentro do sapato e deixe lá durante uma noite toda.

Sabe o sachê com meia que você acabou de fazer para combater o chulé do tênis? Você pode usá-lo também para combater mofo em armários e gavetas. 

É só ter certeza de que a borra de café está seca e guardar esses montinhos onde você precisa que a umidade diminua.

ESFOLIAR A PELE

Dá até para ficar uma pessoa mais bonita usando borra de café, sabia? Um bela esfoliação natural pode ser feita em casa, usando uma xícara de borra quente, meia xícara de açúcar ou sal e uma colher de sopa de azeite. Isso é ótimo para o rosto e  um santo remédio para outras áreas ásperas do corpo, como cotovelos e calcanhares.

PARA LIMPAR PANELAS

Nem todo mundo sabe, mas a borra de café também pode ser usada na hora de lavar a louça. Ela é ótima para limpar aquela gordura que fica acumulada nas panelas, basta misturá-la com o detergente e esfregá-los com uma bucha para tornar a limpeza muito mais fácil.

Anúncios
REMOVER PULGAS DOS ANIMAIS

Seus pets estão enfrentando problemas com pulgas? A borra de café pode ajudar! É importante dizer que ela não substitui um tratamento veterinário, mas pode amenizar o problema. Basta esfregá-la nos seus bichinhos na hora do banho, lavar e deixá-los secar naturalmente.

MANTER INVASORES FORA DO JARDIM

Isso vale contra formigas, lesmas, caracóis e, pasmem, até mesmo gatos. Se quiser manter esses seres invasores longe de suas flores ou ervas aromáticas, espalhe borra de café pelo jardim. No caso de formigueiros, vale também despejar o café coado na “comunidade”.

No caso dos gatos, se a intenção é fazer ele voltar à caixa de areia e esquecer seu jardim, use um pratinho com borra no lugar onde ele costuma ir para se aliviar. Daí é só trocar esse “engodo” todas as semanas, até que o bichano se acostume.

DESENTUPIR PIAS

Se você vive com a pia entupida, a borra de café irá te salvar. Isso, porque ela funciona como um ótimo desentupidor, basta jogá-la no ralo com água para que ela elimine todos os resíduos que ficaram grudados nos canos.

Anúncios
REDUZIR CELULITE

A celulite é nada mais do que um acumulo de gordura na pele, que pode ser reduzido com esfoliação com borra de café, pois ele ajuda a aumentar a circulação sanguínea naquela região, além de quebrar a gordura. Basta esfregá-lo com água ou óleo de coco na pele.

%d blogueiros gostam disto: