10 FUNÇÕES ‘ESCONDIDAS’ DO GOOGLE CHROME QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

Anúncios

O Google Chrome é um dos navegadores mais populares, sendo usado por 65% dos usuários. A mágica da omnibox — a barra de endereço que permite fazer buscas no Google sem ter que a abrir a página do mecanismo de pesquisas — é um grande atrativo para os internautas, que têm o browser como primeira opção, seja usando Windows, Mac ou Linux.

Ainda assim, muitos recursos presentes no navegador são pouco explorados. Pensando nisso, separamos uma lista com 10 funções pouco conhecidas do Google Chrome e que podem melhorar a experiência com o browser. As dicas abaixo são focadas na versão web do navegador, embora alguns recursos também funcionem nas versões dos aplicativos para celulares Android e iPhone (iOS).

Anúncios
GRUPOS DE ABAS

Navegar com diversas abas abertas é algo que quase todo usuário faz. Para ajudar a organizar a bagunça, o Google Chrome permite agrupar as guias de acordo com categorias, como “música”, “trabalho”, “faculdade”, etc. O primeiro passo é clicar com o botão direito do mouse sobre uma aba e selecionar “Adicionar guia ao novo grupo”.

Uma página para definir nome e cor do conjunto será aberta. Cada vez que abrir uma nova aba, você poderá clicar com o botão direito do mouse sobre ela e escolher um dos grupos já criados. Assim, formam-se grandes blocos de abas com cores distintas, facilitando a identificação dos assuntos.

PESQUISE ABAS ABERTAS NA OMNIBOX

A omnibox também indica abas abertas que usuário talvez esteja procurando. Quando você digita uma palavra-chave na barra de endereço, o navegador exibe a opção “Alternar para esta guia” abaixo das URLs que contenham o termo. Desta forma, é possível evitar abrir a mesma página várias vezes.

Anúncios
MÚLTIPLOS PERFIS

O Chrome permite criar vários perfis de usuário. Com essa funcionalidade, pessoas que dividem um mesmo computador podem ter seus favoritos e demais configurações salvas de forma independente. O recurso também é útil para testar problemas no navegador, indicando se alguma falha ocorre apenas em um perfil ou em todos – e, portanto, se está relacionada a alguma configuração.

Para adicionar um novo perfil, o usuário precisa clicar na sua foto, no canto superior direito do Chrome, fazer login com a conta do Google e pressionar “Adicionar”. As preferências de cada profile também podem ser alteradas ao clicar no ícone de engrenagem “Configurar perfis”.

LISTA DE LEITURA

O Google Chrome conta com um recurso chamado “lista de leitura”. Ele serve para salvar uma página para ler depois, sem ter que adicionar a URL aos favoritos. A vantagem da ferramenta é que os conteúdos são sincronizados na conta Google, permitindo continuar a leitura em outros dispositivos.

Na versão web, basta clicar no ícone de estrela na omnibox e selecionar “Adicionar à lista de leitura”, localizada à direita da barra de favoritos. Os conteúdos ficam disponíveis para ler offline.

Anúncios
BLOQUEIO DE POP-UPS DE NOTIFICAÇÕES

Anúncios pop-ups solicitando permissão para o envio de notificações são impertinentes para a maioria dos usuários. Felizmente, é possível impedir que eles apareçam nas configurações do Chrome. Para isso, vá em “Privacidade e Segurança”, entre em “Configurações do site” e acesse “Pop-ups e redirecionamentos”. Feito isso, selecione a opção “Não permitir que os sites enviem pop-ups ou usem redirecionamentos.”

ATALHO PARA REABRIR ABA FECHADA POR ENGANO

É comum, durante a navegação, fechar uma aba sem querer e não lembrar ao certo do endereço para reabri-lo depois. Felizmente, o Google Chrome tem um atalho que permite recuperar uma aba fechada por engano. Basta pressionar “Ctrl + Shift + T” e o navegador irá reabrir a última guia fechada.

CONTROLE DE MÚSICA INTEGRADO

O Chrome possui um reprodutor de áudio integrado. Ele permite controlar a execução de músicas e vídeos diretamente da barra do navegador, sem a necessidade de procurar a guia que está emitindo o som para então pausá-lo. O controle de música integrado fica localizado no canto superior direito da barra de endereços e permite avançar, voltar, parar e continuar a reprodução do áudio.

Anúncios
BUSCA RÁPIDA

Caso deseje pesquisar uma palavra ou expressão, não é necessário abrir uma nova aba do Google Chrome para isso. Basta selecionar o termo, clicar com o botão direito do mouse e selecionar “Pesquisar <expressão> no Google”. O navegador automaticamente abrirá uma nova guia com os resultados da pesquisa.

SALVAR PÁGINA EM FORMATO PDF

O Google Chrome consegue, de forma nativa, converter sites em PDF para salvá-los no computador. A função é bem simples de usar: clique no menu de três pontinhos, vá em “Imprimir” e, em “Destino”, selecione “Salvar como PDF”. Essa dica abre ainda mais o leque de possibilidades para ler um site, permitindo, por exemplo, visualizar artigos em um Kindle sem Wi-Fi.

CÓPIA DE LINK PARA TEXTO DESTACADO

Selecionar um texto e clicar com o botão direito do mouse revela outra mágica: ao entrar em “Copiar link para conteúdo destacado”, o Chrome cria um link que leva diretamente ao trecho. Esse link pode ser mandado para amigos via mensagem, tornando bem mais simples indicar o que você quer que as pessoas leiam.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: